Consórcio residencial: o que é, como ele funciona e 4 vantagens

O consórcio é uma das formas mais econômicas de se adquirir um imóvel de forma parcelada. Além disso, comprar por meio de um consórcio é uma forma flexível de aquisição de um bem. Quando for contemplado, você terá uma carta no valor do consórcio contratado e então será possível usar essa carta para adquirir o imóvel que você preferir. Dessa forma, você não necessariamente ficará preso a um imóvel específico.

O que é um consórcio residencial?

O consórcio residencial nada mais é do que uma modalidade de compra de imóveis residenciais. As mensalidades que você paga vão se acumulando de acordo com o valor do consórcio contratado — e, ao ser contemplado, você receberá uma carta no valor total de sua modalidade.

Isto é, você começa a pagar seu imóvel sem nenhuma entrada. Esse dinheiro vai se acumulando, e o dia em que você for contemplado terá acesso a uma carta de consórcio no valor total estipulado pelo serviço contratado.

Essa contemplação, na maioria das vezes, ocorre antes do término das parcelas. O que indica que você terá o crédito total do imóvel a vista para efetuar a compra, mesmo que depois você tenha que continuar pagando as parcelas até a sua quitação.

Dessa forma, você não precisará desembolsar uma grande quantia de dinheiro de uma vez só para oferecer como entrada.

consórcioComo funciona um consórcio residencial?

Você que fará a contratação de um consórcio precisa entender como ele funciona. Basicamente, ele é um grupo de pessoas que querem comprar algum bem em comum. Todo mês algumas pessoas desse grupo são contempladas com a sua carta de consórcio no valor integral.

Por exemplo, a administradora reúne 1000 pessoas que querem comprar um apartamento no valor de R$ 100 mil. Essas 1000 pessoas pagaram prestações mensais fixas combinadas até chegar ao valor desejado. Todo mês alguns desse grupo serão contemplados com a carta de consórcio no valor de R$ 100 mil, podendo ser utilizada para a compra de um imóvel residencial.

Você também poderá efetuar lances mensais para quitar mais rápido as prestações de seu consórcio, sendo essa uma das formas de ter a chance de ser contemplado mais rápido.

Como participar de um consócio residencial?

Primeiramente, você deverá procurar uma administradora de consórcios, como a Racon, e escolher o plano adequado ao que você busca. A administradora solicitará alguns documentos. Depois de conferida a documentação, é firmado o contrato e você já poderá pagar as prestações, concorrendo aos sorteios e se habilitando para oferecer lances pela carta de crédito.

Antes de entrar no consórcio, defina um valor de parcela com o qual você possa realmente arcar. A Racon, com certeza, terá planos que cabem no seu bolso e uma equipe especializada para te ajudar a escolher o melhor para você.

Como receber a carta de crédito do consórcio residencial?

Existem algumas formas de se receber a carta de crédito do seu consórcio, e a maioria delas antes da quitação do mesmo. Essas formas são:

  • Sorteio mensal: todos os membros do grupo entram no sorteio, e o membro que for sorteado será contemplado com a sua carta;
  • Lance: você pode dar lances de qualquer valor, sendo que um membro não consegue saber os outros lances que foram dados, e o maior lance do mês será contemplado com a sua carta;
  • Quitação de todas as parcelas do seu consórcio: ao concluir o pagamento de todas as parcelas.
  • Esse é o modelo mais comum de consórcio residencial oferecido no mercado, porém, antes de contratar o seu, verifique as regras de contemplação. Cada administradora tem as suas e podem ter outros tipos de contemplações.

 

É possível fazer um consórcio para reforma residencial?

Sim, a aquisição de um consórcio de imóvel para reformar ou construir sua residência é possível, e inclusive existem planos específicos para isso. É importante dar atenção ao tamanho da reforma que você gostaria de fazer, e para isso existem dois tipos de consórcios, que são:

  • Imobiliário: é o ideal para uma reforma de grande porte, pois os valores das cartas de créditos são bastante expressivos e podem extrapolar os gastos que você vai ter em sua reforma (isso pode fazer com que você não consiga usar toda sua carta de crédito);
  • De serviços: é o ideal para reformas de pequeno e médio porte, com cartas de créditos em valores mais baixos, podendo ser assim o suficiente para a sua reforma.
  • O ideal é que antes de contratar qualquer um desses consórcios, que se faça um orçamento do quanto você pretende gastar em sua reforma.
  • Dessa forma você poderá optar pelo consórcio que melhor atende às suas necessidades.

 

Quais as vantagens de contratar um consórcio residencial?

Que tal agora falarmos sobre as vantagens de se adquirir um consórcio imobiliário? Afinal, abordamos sobre quase todos os temas relacionados a isso, e não falamos das vantagens de ser um consorciado.

A partir disso, veja a seguir uma lista com as vantagens para você que deseja adquirir o seu consórcio de imóveis.

1. O consórcio não tem juros
2. Você terá uma carta de crédito no valor total do consórcio contratado
3. Você não precisará desembolsar um grande volume de dinheiro
4. Tem chances de ser contemplado desde a primeira prestação

1. Não tem juros

No consórcio, você não paga juros, apenas uma taxa administrativa, que é definida no ato da contratação.

Essa taxa é a remuneração da administradora do consórcio para a realização de assembleias e sorteios do grupo de consórcio. Na grande maioria das administradoras e ela ainda é parcelada junto às prestações do seu consórcio. Dessa forma, quase nem da pra sentir o peso dessa taxa.

Por isso, o consórcio é uma forma mais viável e econômica de parcelar a compra de um bem imobiliário. Então se você não tem pressa de adquirir esse bem, o consórcio com certeza é a melhor opção para você.

E mesmo que você tenha pressa, ainda tem ferramentas para tentar antecipar sua contemplação.

2. Você terá uma carta de crédito no valor total

Quando contemplado, você terá uma carta de crédito no valor que contratou do consórcio. Dependendo do imóvel que você queira comprar, a negociação pode ser melhor, pois o pagamento será à vista. Normalmente as negociações assim geram descontos maiores.

A carta de crédito também pode ser utilizada como entrada para um imóvel melhor do que o que você pretendia no início do consórcio, e ter um valor alto como entrada pode facilitar o financiamento do restante do valor, ou até mesmo uma proposta de quitação a vista da diferença de valores.

3. Você não precisará desembolsar um grande volume de dinheiro

Você nunca será obrigado a desembolsar uma grande quantia de dinheiro no consórcio. Você pode simplesmente efetuar o pagamento das parcelas definidas e esperar ser contemplado. Todos os membros do grupo de consórcio serão contemplados em algum momento.

Caso você queira ter chances maiores de ser contemplado em seu grupo, você poderá frequentemente fazer lances de qualquer valor, mas isso é opcional.

Mas se você não tem pressa, apenas pague as parcelas e aguarde, pois uma hora você será contemplado, nem que isso aconteça na quitação do consórcio.

4. Tem chances de ser contemplado desde a primeira prestação

Isso mesmo, desde a primeira prestação você já poderá ser contemplado, seja por sorteio ou por lance efetuado. Já pensou se você ganha o sorteio na sua primeira parcela? Pois é: em todo grupo de consórcio alguém é contemplado na primeira prestação.

Dessa forma, tenha a certeza de que todos os membros do grupo serão contemplados em alguma hora, dando lance ou não. Então conte um pouquinho com a sua sorte também, e quem sabe você não é contemplado de primeira ou talvez na segunda.

Se você não for contemplado de começo, não se desanime, pois terá o seu bem mais cedo ou mais tarde. Basta pagar as prestações e esperar — e se não quiser esperar, faça um lance. Quem sabe assim você é contemplado?

Fonte: Racon.